1 de setembro de 2012

TESTE DA LINGUINHA


Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada.
Ela ocorre durante a gestação, quando uma pequena porção de tecido que deveria desaparecer, permanece na parte inferior da língua impedindo seus movimentos.
Quando um bebê nasce com língua presa, provavelmente há outros casos na família, uma vez que essa alteração tem influência genética.

Antigamente era comum a língua presa ser cortada pelas parteiras, mas pelo receio de se realizar uma cirurgia desnecessária essa prática foi se tornando cada vez menos frequente.
A língua presa voltou a ser discutida nos anos 90, relacionada às campanhas de incentivo à amamentação.
Alguns profissionais defendem que a língua presa não existe, não afeta a amamentação, não causa desconforto para a mãe, não afeta a fala, e que vai corrigir-se sozinha, sem tratamento. Isso não é verdade!
Não há uma estimativa precisa de quantos casos de língua presa existem, já que ate então, não havia critérios padronizados para o diagnóstico, mas os números reais podem ser surpreendentemente maiores do que o esperado.

Por falta de informação, muitas pessoas com língua presa sofrem com as consequências, sem saber o porquê.
Há bebês que tem dificuldade para mamar.
Há crianças com dificuldades na mastigação.
Adolescentes com dificuldades para beijar.
Crianças e adultos com problemas na fala, afetando sua comunicação, seu relacionamento social e o seu desenvolvimento profissional.
Existem graus variados de língua presa, por isso a importância de um teste que avalie os aspectos anatômicos e funcionais com precisão, para aí sim indicar ou não a necessidade da realização do pique na língua.

Para prevenção de alterações que podem comprometer o desenvolvimento do bebê, já existe o teste de Apgar, o teste do olhinho, do pezinho e da orelhinha.
Somado a eles, agora tem o TESTE DA LINGUINHA, para diagnosticar a presença da língua presa, e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, que podem sim, comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

O teste da linguinha é eficaz, rápido e não dói.

TESTE DA LINGUINHA
Para seu bebê mamar, falar e viver melhor.

Um comentário:

Cássio Pandolfi disse...

PARABÉNS! Você é genial! Além de talentoso, propagando o amor ao próximo de maneira excepcional! Admiro muito você. Abraço.